O que quebra a estabilidade inicial em que Parágrafo isso acontece?
Índice:
- O que quebra a estabilidade inicial em que Parágrafo isso acontece?
- O que o primeiro contato entre Iracema e Martim o guerreiro branco revela sobre o caráter das personagens?
- O que quebra a estabilidade inicial da cena?
- Como a Iracema é descrita?
- O que é comparado a personagem Iracema?
- Quais as habilidades que Iracema possuía?
- Que personagens participam do texto de Iracema?
- Qual o clímax do conflito?
- Como o romancista descreve a protagonista Iracema?
- Por que Iracema é considerada uma heroína romântica?
O que quebra a estabilidade inicial em que Parágrafo isso acontece?
A estabilidade inicial é quebrada pela chegada do guerreiro branco, que representa o colonizador. Isso acontece nos parágrafos 8 e 9.
O que o primeiro contato entre Iracema e Martim o guerreiro branco revela sobre o caráter das personagens?
4 – O que o primeiro contato entre Iracema e Martim, o “guerreiro branco”, revela sobre: a) O caráter das personagens; Ambos se revelam virtuosos, com caráter nobre. ... Iracema não se sente mais em perigo na presença do estranho.
O que quebra a estabilidade inicial da cena?
Situação inicial - os personagens e espaço são apresentados. ... Conflito - Surge uma situação a ser resolvida, que quebra a estabilidade de personagens e acontecimentos. Clímax - ponto de maior tensão na narrativa.
Como a Iracema é descrita?
Fisicamente Iracema é descrita como "a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna, e mais longos que seu talhe de palmeira". O nome Iracema é um anagrama de América. A jovem representa os nativos que viviam no Brasil antes da chegada do colonizador.
O que é comparado a personagem Iracema?
Iracema é relatada como uma heroína de idealização nacionalista já que em diversos trechos o narrador compara a sua natureza. ... Presença do nacionalismo; Idealização do índio como herói; Sentimentalismo exagerado.
Quais as habilidades que Iracema possuía?
Em relação aos aspectos físicos, podemos perceber que Iracema tem muita habilidade com o arco e flecha e em se proteger quando é atacada. Isso demonstra uma característica guerreira da personagem.
Que personagens participam do texto de Iracema?
IRACEMA – “virgem dos lábios de mel”, jovem índia tabajara que guarda o segredo da jurema, uma planta alucinógena. POTI – guerreiro pitiguara, amigo de Martim. ARAQUÉM – pai de Iracema e pajé da tribo tabajara. CAUBI – valoroso guerreiro tabajara, irmão de Iracema.
Qual o clímax do conflito?
Por definição, o clímax ocorre no desenrolar de um conflito, pouco antes do desfecho. É o momento mais difícil no percurso do herói, a crise mais iminente do protagonista, o ponto crucial do conflito, onde não se sabe para que lado a história penderá.
Como o romancista descreve a protagonista Iracema?
Iracema é uma índia da nação Tabajara. Ela é filha do pajé da tribo (Araquém) e está prometida como esposa ao chefe guerreiro (Irapuã). A moça também é detentora do segredo da Jurema. Ela produz uma bebida alucinógena que é dada aos guerreiros em rituais específicos.
Por que Iracema é considerada uma heroína romântica?
Iracema também é colocada nesse lugar de heroína idealizada, pois, em diversos momentos da obra, o narrador compara-a à natureza, mas suas características são sempre maiores e mais belas: seus cabelos são mais negros e mais longos; seu sorriso, mais doce; seu hálito, mais perfumado; seus pés, mais rápidos.