O que é ambiguidade e exemplos?
Índice:
- O que é ambiguidade e exemplos?
- O que é uma palavra polissêmica?
- Quais palavras são polissêmicas?
- O que é efeito polissêmico?
- Como saber se a frase tem ambiguidade?
- O que é uma frase ambígua?
- Como identificar a polissemia?
- Qual o significado da palavra polissemia?
- Qual a causa da ambiguidade?
- Qual a diferença entre a polissemia e a homonímia?
- Qual a ambiguidade da linguagem?
O que é ambiguidade e exemplos?
O que é Ambiguidade: Mas também pode ser um vício de linguagem, que decorre da má construção da frase ou do uso impreciso de uma palavra. Neste caso, ela compromete o significado do enunciado. Exemplos: "Maria comeu um doce e sua irmã também." (Sem ambiguidade: "Maria comeu um doce, e sua irmã também").
O que é uma palavra polissêmica?
Polissemia é o conceito aplicado a uma palavra ou locução que apresenta sentidos distintos, mas preservam relação entre si, fazendo parte de um mesmo campo semântico. O significado de uma palavra polissêmica irá depender do contexto a qual está inserida, fatores etimológicos e do uso de metáfora.
Quais palavras são polissêmicas?
Desse modo, uma palavra polissêmica nada mais é que aquela que possui significados múltiplos, embora seja escrita e pronunciada da mesma forma.
- 10 exemplos de palavras polissêmicas. ...
- 1 – Banco. ...
- 2 – Letra. ...
- 3 – Vela. ...
- 4 – Gato. ...
- 5 – Cabeça. ...
- 6 – Dama. ...
- 7 – Cabo.
O que é efeito polissêmico?
A Polissemia representa a multiplicidade de significados de uma palavra. Do grego polis, significa "muitos", enquanto sema refere-se ao "significado". Portanto, um termo polissêmico é aquele que pode apresentar significados distintos de acordo com o contexto.
Como saber se a frase tem ambiguidade?
Tipos de ambiguidade
- Uso indevido de pronomes possessivos.
- Colocação inadequada de palavras.
- Uso de forma indistinta entre o pronome relativo e a conjunção integrante.
- Uso indevido de formas nominais.
O que é uma frase ambígua?
Na gramática da língua portuguesa, diz-se que uma palavra, vocábulo ou frase é ambígua quando apresenta um sentido que permite diferentes interpretações.
Como identificar a polissemia?
A polissemia refere-se a apenas uma palavra com mais de um significado. Já a homonímia consiste em duas ou mais palavras que têm a mesma pronúncia e/ou a mesma grafia, mas significados diferentes. Portanto, “cedo” e “cedo” são duas palavras diferentes, já que uma é verbo e a outra, advérbio.
Qual o significado da palavra polissemia?
- Língua Portuguesa. Polissemia. ... A Polissemia representa a multiplicidade de significados de uma palavra. Do grego polis, significa "muitos", enquanto sema refere-se ao "significado". Portanto, um termo polissêmico é aquele que pode apresentar significados distintos de acordo com o contexto.
Qual a causa da ambiguidade?
- Porém, a ambiguidade, considerada um vício de linguagem, não é gerada apenas pela descontextualização de uma palavra polissêmica. Ela pode ser causada também pelo uso inadequado de um hipérbato, isto é, da alteração da ordem direta (sujeito, verbo, complemento ou predicativo) de uma oração:
Qual a diferença entre a polissemia e a homonímia?
- Se não forem bem contextualizadas, algumas palavras polissêmicas podem gerar a ambiguidade, que é o duplo sentido do enunciado. A polissemia também se diferencia da homonímia, que consiste em palavras que têm a mesma pronúncia e/ou grafia, mas significados diferentes, como as palavras “acento” (sinal gráfico) e “assento” (lugar onde sentar).
Qual a ambiguidade da linguagem?
- Também chamada de anfibologia, a ambiguidade é uma figura de linguagem e pode ser usada como recurso estilístico. Mas também pode ser um vício de linguagem, que decorre da má construção da frase ou do uso impreciso de uma palavra. Neste caso, ela compromete o significado do enunciado. "Maria comeu um doce e sua irmã também."