O que é a prudência para Aristóteles?
Índice:
- O que é a prudência para Aristóteles?
- Qual o significado da prudência?
- Qual a sensatez da prudência?
- Qual a virtude da prudência?
- Por que os erros são cometidos com prudência?
O que é a prudência para Aristóteles?
Quem governa é a ação, a phronêsis platônica; a Prudência aristotélica, o agir deliberado, refletido. Prudência é a ação ponderada, discutida, examinada, enfim, deliberada. ... A ação prudente é cautelosa, sim. Mas, ao contrário do que pensa o senso comum, Prudência não é morosidade, aliás, não admite perda de tempo.
Qual o significado da prudência?
- U. V. W. X. Y. Z. Conceito de prudência. Do latim prudentĭa, a prudência é a temperança, a moderação, a sensatez ou a cautela. Trata-se da virtude de agir de forma justa e ponderada.
Qual a sensatez da prudência?
- Ou seja, é uma sensatez que faz com que a pessoa busque evitar situações que gerem perigo, inconveniências, etc. A prudência ajuda a evitar os excessos e as faltas, mas ela promove um equilíbrio e ajuda também a moderar as outras virtudes.
Qual a virtude da prudência?
- A prudência é uma virtude bastante mencionada também nas religiões cristãs. Nesse sentido, ela é a capacidade que uma pessoa recebe para discernir o verdadeiro bem e para conseguir escolheis os meios a fim de realizar atos de bondade para com o próximo.
Por que os erros são cometidos com prudência?
- Vale mencionar que, atualmente, boa parte dos erros cometidos são em decorrência da falta de prudência. Muitas das vezes, certas emoções (mau humor, irritabilidade), ou mesmo percepções equivocadas, são colocadas à frente da prudência e isso pode gerar muitos desses erros.