:

Como se chama esse sinal que aparece entre parenteses (*)?

Índice:

  1. Como se chama esse sinal que aparece entre parenteses (*)?
  2. Qual a origem da palavra asterisco?
  3. Quais são as funções do asterisco?
  4. Quais são as curiosidades sobre o asterisco?
  5. Por que o sinal é único?

Como se chama esse sinal que aparece entre parenteses (*)?

Este sinal é usado para informar ao leitor sobre um assunto específico. Assim, o asterisco aparece ao lado de uma palavra entre parênteses e desta maneira o leitor sabe que no final do texto haverá uma nota informativa com este sinal acompanhado de um esclarecimento específico.

Qual a origem da palavra asterisco?

  • A palavra “asterisco” é proveniente do latim asteriscum, cujo significado é “estrelinha”. Isso mesmo, estrelinha. Muitas pessoas utilizam essa expressão informal para denominar o sinal gráfico sem nem mesmo saber que acertaram em cheio na etimologia da palavra. Além de sua função na língua portuguesa, o asterisco também atua como um caractere ...

Quais são as funções do asterisco?

  • Além das funções do asterisco que agora conhecemos, há ainda outra observação importante a se fazer, que diz respeito a uma dúvida linguística: asterisco ou asterístico, qual forma está correta? Bom, ao longo do nosso texto empregamos a palavra “asterisco”, mesmo porque a forma “asterístico” não existe, portanto, está incorreta.

Quais são as curiosidades sobre o asterisco?

  • Usos e curiosidades sobre o asterisco Sinal de pontuação comum na língua portuguesa, o asterisco está inserido em situações de uso bem delimitadas. O asterisco (*) é parte integrante dos sinais de pontuação da língua portuguesa. Muitas pessoas têm dúvidas sobre sua função, além de como e quando utilizá-lo.

Por que o sinal é único?

  • O sinal - é único porque também denota que um número é negativo. Por exemplo, 5 + (-3) = 2 significa que se somar cinco e menos três, o resultado será dois. 6 ÷ 3 = 2 ou 6 ⁄ 3 = 2 significa que se dividir 6 por 3, o resultado é 2.