O que quer dizer sob pena de indeferimento?
Índice:
- O que quer dizer sob pena de indeferimento?
- Quais são as causas de indeferimento da petição inicial?
- Qual é a natureza da decisão judicial de indeferimento da petição inicial?
- O que significa indeferimento do pedido?
- O que causa a inépcia da inicial?
- Quais são as causas do indeferimento da inicial?
- Quando ocorre o indeferimento do processo?
- Quando a petição inicial é indeferida?
- Quais as razões para o indeferimento?
O que quer dizer sob pena de indeferimento?
Indeferido é um termo muito utilizado na área jurídica, por exemplo, em uma audiência quando uma das partes faz um pedido, e o juiz nega, essa solicitação foi indeferida, ou seja, não foi aceita, portanto a pessoa não poderá seguir adiante com o processo, ou com o que ela havia solicitado.
Quais são as causas de indeferimento da petição inicial?
Motivos que levam ao indeferimento da petição inicial
- Petição inepta. A petição é considerada inepta quando não atende aos requisitos legais. ...
- Parte ilegítima. ...
- Falta de interesse. ...
- Os artigos 1 deixam de ser atendidos.
Qual é a natureza da decisão judicial de indeferimento da petição inicial?
O indeferimento da petição inicial ocorre quando ela possui algum defeito processual que impede prosseguimento do processo. ... Cumpre de inicio destacar que a sentença que indefere a petição inicial não faz coisa julgada material, de modo que permite que a ação seja novamente proposta com base nos mesmos fundamentos.
O que significa indeferimento do pedido?
Benefício indeferido quer dizer que o pedido do cidadão foi negado e isto infelizmente é comum para os segurados, pois, é possível reverter esta situação, o primeiro passo para isto é entender por qual motivo o seu benefício foi negado.
O que causa a inépcia da inicial?
Considera-se inepta a petição inicial quando: I - Ihe faltar pedido ou causa de pedir; ... IV - contiver pedidos incompatíveis entre si. Segundo o ensinamento de Vicente Greco, “A inépcia do libelo é um defeito do conteúdo lógico da inicial.
Quais são as causas do indeferimento da inicial?
- As Causas do Indeferimento da Petição Inicial. As hipóteses de indeferimento da inicial encontram-se arroladas no art. 330 do CPC. Art. 330. A petição inicial será indeferida quando: I - for inepta; II - a parte for manifestamente ilegítima; III - o autor carecer de interesse processual; IV - não atendidas as prescrições dos arts. 1.
Quando ocorre o indeferimento do processo?
- Em resumo, o indeferimento nada mais é do que o não aceite, por parte do juiz, da petição inicial. Quando isso acontece, o processo é extinguido, liminarmente, sem que o réu seja notificado do processo. Geralmente, o indeferimento é feito no momento em que o juiz faz as primeiras análises para aceitar ou não o processo.
Quando a petição inicial é indeferida?
- Sobre o indeferimento da petição inicial, o Art. 330 do novo Código de Processo Civil diz: Art. 330. A petição inicial será indeferida quando: IV – não atendidas as prescrições dos arts. 1. II – o pedido for indeterminado, ressalvadas as hipóteses legais em que se permite o pedido genérico;
Quais as razões para o indeferimento?
- Enfim, há razões para o indeferimento que vão além do simples fato de a petição inicial não estar bem elaborada. Contudo, há menor chance de haver o indeferimento quando todos os pontos estão completos e coerentes. Sempre lembre de conferir o Checklist para preparar peças jurídicas à prova de indeferimento.