O que causa a retina do olho?
Índice:
- O que causa a retina do olho?
- Quais são as doenças da retina?
- Qual é a função da retina?
- Como é o tratamento de retina?
- O que a retina do olho?
- Quais são as doenças degenerativas da visão?
- Qual a função da retina do olho humano?
- Quando é indicado o mapeamento de retina?
- Qual é o centro da retina?
- Qual é a retina do cérebro?
- Quais são os fotoreceptores da retina?
- Qual a causa da tração na retina?
O que causa a retina do olho?
A poeira, a poluição, a baixa umidade do ar e a exposição solar são alguns exemplos de condições agressivas para eles. Essas agressões constantes podem ocasionar problemas para a visão, inclusive doenças da retina. Mas é possível evitá-las com medidas preventivas, garantindo mais saúde para os olhos.
Quais são as doenças da retina?
Doenças da retina: quais são
- Degeneração macular relacionada à idade (DMRI);
- Descolamento de retina;
- Retinopatia diabética;
- Retinopatia hipertensiva;
- Retinopatia miópica;
- Doenças reumáticas como lúpus e artrite reumatoide;
- Infecções como toxoplasmose, tuberculose, herpes e rubéola;
Qual é a função da retina?
É na retina que a imagem é captada e, através de processos bioquímicos, ocorre a transmissão dos impulsos nervosos até o cérebro. Então, eles são analisados e traduzidos nas imagens que vemos. Na parte central da retina está a mácula, com grande capacidade de distinguir detalhes em nosso campo visual central.
Como é o tratamento de retina?
São a fotocoagulação com laser e a criopexia, que favorecem o acondicionamento da retina na sua posição original. Para casos mais graves são indicadas as cirurgias, que buscam vedar o espaço existente no vítreo. São elas a retinopatia pneumática, a retinopexia e a vitreoctomia.
O que a retina do olho?
A retina é uma camada fina de tecido nervoso sensível à luz localizada no interior do olho. É o tecido que transforma luz em estímulo nervoso e o envia ao cérebro. Pode ser comparado a um filme numa câmera fotográfica.
Quais são as doenças degenerativas da visão?
DOENÇAS DEGENERATIVAS DA RETINA
- Degeneração macular – DM. ...
- 1.1 Degeneração macular ligada à idade (DMI) ...
- 1.2. ...
- Retinose Pigmentar – RP. ...
- Retinose Pigmentar, síndromes e doenças associadas. ...
- Coroideremia. ...
- Desordens metabólicas com degeneração da retina: Doença de Refsum e Atrofia girata. ...
- Genética e biologia molecular :
Qual a função da retina do olho humano?
Atrás dele – bem no fundo do olho –, fica a retina, uma fina camada responsável por captar as informações externas e transmiti-las para o nervo óptico. Dali, elas são levadas até o cérebro para que sejam decifradas e se transformem em imagens. Pois bem: o humor vítreo e a retina ficam encostados.
Quando é indicado o mapeamento de retina?
O mapeamento de retina é indicado para todas as pessoas como exame preventivo. Trata-se de um método eficaz na detecção precoce de diversos problemas e doenças oculares, principalmente aqueles que não apresentam sintomas perceptíveis no início.
Qual é o centro da retina?
- No centro da retina é o mácula, a parte da estrutura ocular que fornece a acuidade visual e a visão dos detalhes que percebemos do ambiente ao olhar alguma coisa. En Área Oftalmológica Avanzada nós explicamos abaixo qual é a retina e quais são as doenças mais comuns que afetam esse tecido.
Qual é a retina do cérebro?
- A retina é a parte do olho em que as imagens são projetadas, depois são transformadas em impulsos nervosos que viajam para o cérebro, no que é conhecido como maneira ótica, através dele nervo óptico.
Quais são os fotoreceptores da retina?
- Em cada retina há cerca de 120 milhões de foto-receptores ( cones e bastonetes) que libertam moléculas neurotransmissoras a uma taxa que é máxima na escuridão e diminui, de um modo proporcional (logarítmico), com o aumento da intensidade luminosa. Esse sinal é transmitido depois à cadeia de células bipolares e células ganglionares.
Qual a causa da tração na retina?
- Tração na retina. Algum tipo de tração sobre a retina pode repuxá-la para longe das camadas abaixo dela, resultando em descolamento. A causa mais comum para este problema é a retinopatia diabética proliferativa, uma condição que conduz ao crescimento de tecido cicatricial, que pode atuar sobre a retina.