:

O que quer dizer colelitíase?

Índice:

  1. O que quer dizer colelitíase?
  2. Como é a dor de colelitíase?
  3. Onde dói a vesícula?
  4. Quais são os sintomas da colelitíase?
  5. Por que a colecistite pode causar febre?
  6. Qual é a colecistectomia por videolaparoscopia?
  7. Quais são as consequências da cólica biliar?

O que quer dizer colelitíase?

A colelitiase é a presença de pedras (cálculo) no interior da vesícula biliar (um pequeno órgão com a forma de um saco e localizada próximo ao fígado, medindo de 7cm a 10 cm de comprimento). A vesícula armazena a bile, que é produzido pelo fígado.

Como é a dor de colelitíase?

A principal queixa relacionada à colelitíase é a dor aguda contínua caracteristicamente localizada em hipocôndrio direito/epigástrio que, por vezes, pode irradiar para a região escapular. Alguns pacientes referem que a dor surge cerca de 1 hora após refeições ricas em gorduras.

Onde dói a vesícula?

O principal sintoma de pedra na vesícula é a cólica biliar, que é uma dor súbita e intensa no lado direito do abdômen. Normalmente essa dor surge cerca de 30 minutos a 1h após a refeição, mas passa depois que acaba a digestão dos alimentos, pois a vesícula deixa de ser estimulada para liberar a bile.

Quais são os sintomas da colelitíase?

  • Embora na maioria dos casos a colelitíase não apresente sintomas, quando os cálculos provocam a obstrução das vias biliares podem provocar sintomas como: Suores.

Por que a colecistite pode causar febre?

  • A colecistite pode causar dor intensa e febre. Bloqueio do ducto biliar comum. Os cálculos biliares podem bloquear os tubos (condutos) através dos quais a bile flui de sua vesícula biliar ou fígado para o intestino delgado. Icterícia e infecção do ducto biliar podem resultar.

Qual é a colecistectomia por videolaparoscopia?

  • A colecistectomia por via aberta, que envolve uma incisão abdominal grande, é um procedimento seguro e efetivo. Quando esse procedimento é realizado de forma eletiva em um período sem complicações, a mortalidade global é de 0,1%. Colecistectomia por videolaparoscopia tornou-se o procedimento de escolha.

Quais são as consequências da cólica biliar?

  • O sintoma mais comum é a cólica biliar, mas os cálculos não causam dispepsia ou intolerância a alimentos gordurosos. Complicações mais sérias incluem colecistite; obstrução do trato biliar (por cálculos nos ductos biliares [coledocolitíase]), algumas vezes acompanhada de infecção (colangite); e pancreatite biliar.