:

Como é a transmissão da histoplasmose?

Índice:

  1. Como é a transmissão da histoplasmose?
  2. O que é histoplasmose pulmonar?
  3. Para que serve o exame de histoplasmose?
  4. Quem pode pegar histoplasmose?
  5. Como identificar histoplasmose?
  6. Como detectar histoplasmose?
  7. Quais são os sintomas da histoplasmose?
  8. Quais sintomas de histoplasmose?
  9. O que tomar para histoplasmose?
  10. Onde se encontra o Histoplasma capsulatum?
  11. Por que a histoplasmose não manifesta sintomas?
  12. Quando foi descrita a histoplasmose?
  13. Como Prevenir a histoplasmose?
  14. Como desenvolver a histoplasmose pulmonar?

Como é a transmissão da histoplasmose?

Quando acontece uma demolição de uma construção antiga ou uma limpeza que levante muita terra e pó, os esporos do fungo se espalham pelo ar, podendo ser inalado pelos indivíduos. E assim se dá a transmissão da histoplasmose.

O que é histoplasmose pulmonar?

A histoplasmose é uma micose sistêmica causada pelo fungo dimórfico térmico Histoplasma capsulatum, que pode ser isolado a partir de solo contaminado com excrementos de aves e morcegos. Dentre as apresentações clínicas dessa doença, a histoplasmose pulmonar cavitária crônica (HPCC) é uma manifestação rara.

Para que serve o exame de histoplasmose?

A detecção do antígeno polissacarídeo do agente na urina ou no soro por radioimunoensaio é um método rápido e sensível para o diagnóstico da Histoplasmose disseminada, em pacientes imunocomprometidos, incluindo aqueles com HIV. As provas sorológicas são as mais comumente utilizadas para o diagnóstico rápido.

Quem pode pegar histoplasmose?

Importante deixar claro, porém, que a infecção pelo Histoplasma capsulatum não está restrita a grutas e cavernas. Agricultores, paisagistas, jardineiros, pessoas que trabalham na construção civil, com a criação de aves e o controle de pragas também estão expostos ao risco de serem infectados e desenvolver a doença.

Como identificar histoplasmose?

A histoplasmose é adquirida pela inalação de esporos do fungo. A maioria das pessoas não tem sintomas, mas algumas se sentem doentes e têm febre e tosse, às vezes com dificuldade de respiração. Por vezes, a infecção se espalha, causando o aumento do fígado, baço e linfonodos e dano a outros órgãos.

Como detectar histoplasmose?

O diagnóstico da histoplasmose é feito pela identificação do fungo ou crescimento em cultura de escarro ou de material obtido por fibrobroncoscopia. A histopatologia identifica o fungo dentro e fora do macrófago em meio à lesão granulomatosa com ou sem necrose caseosa.

Quais são os sintomas da histoplasmose?

Na histoplasmose aguda ou epidêmica, os sintomas são febre alta, tosse, astenia, dor retroesternal, acompanhados de aumento dos linfonodos cervicais, fígado e do baço.

Quais sintomas de histoplasmose?

Na histoplasmose aguda ou epidêmica, os sintomas são febre alta, tosse, astenia, dor retroesternal, acompanhados de aumento dos linfonodos cervicais, fígado e do baço.

O que tomar para histoplasmose?

A histoplasmose disseminada progressiva requer tratamento. Se a infecção for grave, administra-se anfotericina B por via intravenosa, seguida por itraconazol, administrada por via oral. Se a infecção for leve, o itraconazol é usado isoladamente.

Onde se encontra o Histoplasma capsulatum?

A histoplasmose é uma infecção provocada pelo fungo Histoplasma capsulatum. Ocorre principalmente nos pulmões, mas em certas ocasiões pode se espalhar por todo o corpo. A histoplasmose é adquirida pela inalação de esporos do fungo.

Por que a histoplasmose não manifesta sintomas?

  • Mais de 90% das pessoas com histoplasmose não manifesta sintomas ou desenvolve um quadro autolimitado, que não é identificado como histoplasmose. Em pessoas saudáveis, com um bom sistema imunológico, a histoplasmose pode não causar sintomas ou se manifestar sob a forma pulmonar aguda, com sintomas semelhantes aos de uma gripe.

Quando foi descrita a histoplasmose?

  • A histoplasmose foi descrita pela primeira vez entre os anos de 19, por Samuel Darling, no Panamá. Entretanto, ela foi confundida com a leishmaniose visceral, tendo sido somente no ano de 1934 identificada corretamente.

Como Prevenir a histoplasmose?

  • A prevenção da histoplasmose é feita principalmente com a limpeza regular dos locais propícios à proliferação do fungo ou desinfecção dos mesmos com formol a 3%, usando sempre máscaras e luvas. Além disso, deve-se evitar a exposição desnecessária a lugares que podem estar contaminados.

Como desenvolver a histoplasmose pulmonar?

  • Pacientes previamente portadores de doenças pulmonares, como a DPOC, que acomete indivíduos tabagistas e compromete a estrutura do pulmão, produzindo lesões cavitárias e sintomas como tosse recorrente e expectoração, podem desenvolver a forma crônica da histoplasmose pulmonar. Os principais sintomas são febre, fadiga, anorexia e perda de peso.