O que é adenomiose?
Índice:
- O que é adenomiose?
- Como diagnosticar adenomiose?
- Como é a gravidez de quem tem adenomiose?
- Quais são os sintomas da adenomiose?
- Qual o exame de imagem para adenomiose?
- Qual a diferença entre adenomiose e miomas?
- Qual a diferença entre a RM e adenomiose?
O que é adenomiose?
A adenomiose caracteriza-se pela existência de endométrio na intimidade do miométrio além de 2,5mm de profundidade ou no mínimo um campo microscópio de grande aumento distante da camada basal do endométrio circundado por hiperplasia das células musculares.
Como diagnosticar adenomiose?
Como diagnosticar a adenomiose? O diagnóstico pode ser feito pela ultrassonografia de pelve ou pela ressonância magnética de pelve, sendo esta mais precisa para mostrar as lesões.
Como é a gravidez de quem tem adenomiose?
Apesar de ser um pouco mais difícil, é possível engravidar, mesmo com adenomiose. Estimativas indicam que 14% das mulheres inférteis têm essa patologia. Com o tratamento devido, existem chances de a gravidez ocorrer. A dificuldade de engravidar para quem tem adenomiose ocorre no momento da nidação.
Quais são os sintomas da adenomiose?
- A adenomiose nem sempre provoca sintomas, porém, geralmente os sintomas aparecem após a gravidez e desaparecem após a menopausa. Além disso, a adenomiose pode ser uma das causas da dismenorreia e de hemorragia uterina anormal, sendo muitas vezes difícil de diagnosticar. Confira outros sinais de alterações no útero.
Qual o exame de imagem para adenomiose?
- Diante de útero aumentado no exame físico deve-se afastada a hipótese de gravidez antes de considerar a possibilidade de adenomiose. A USTV é o exame de imagem indicado como primeira linha para o diagnóstico da adenomiose, apresentando sensibilidade de 82% e especificidade de até 84%.
Qual a diferença entre adenomiose e miomas?
- A adenomiose pode variar desde um simples espessamento da ZJ a alterações nodulares ou difusas envolvendo toda a parede uterina. A apresentação mais comum é a adenomiose difusa, que atinge toda a espessura do miométrio por focos adenomióticos. A adenomiose focal, também denominada adenomioma, são lesões semelhantes a miomas.
Qual a diferença entre a RM e adenomiose?
- Zona juncional com irregularidade e espessura acima de 12 mm é diagnóstico de adenomiose. A RM apresenta acurácia semelhante ou ligeiramente superior à da ultrassonografia transvaginal. De forma semelhante ao que se observa a ultrassonografia e à histopatologia, os critérios não são uniformes.