:

O que é a radiação nuclear?

Índice:

  1. O que é a radiação nuclear?
  2. Para que serve a radiação?
  3. O que é radiação explique?
  4. Para que serve a radiação nuclear?
  5. O que são radiações nucleares e quais são?
  6. Como surge a radiação?
  7. Qual a importância da radiação na área da saúde?
  8. O que a radiação faz mal ao ser humano?
  9. Quais são os exemplos desse tipo de radiação?
  10. Qual a história da radiação?
  11. Como as radiações podem ser emitidas?
  12. Quais foram os nomes das radiações?

O que é a radiação nuclear?

São radiações que partem do interior do núcleo de um átomo instável. O núcleo é instável quando o átomo apresenta, em média, 84 ou mais prótons em seu interior. As radiações nucleares são apenas três: alfa (α), beta (β) e gama (γ).

Para que serve a radiação?

Para que serve Atualmente, são diversas as aplicações da radiação, mas uma das principais é na área da saúde, como nos tratamentos radioterápicos, para o combate e cura do câncer. Mas a radiação também é utilizada nos meios de comunicação, como nos rádios e nos celulares.

O que é radiação explique?

Radiações são ondas eletromagnéticas ou partículas que se propagam com uma determinada velocidade. Contêm energia, carga eléctrica e magnética. Podem ser geradas por fontes naturais ou por dispositivos construídos pelo homem.

Para que serve a radiação nuclear?

A radiação com nêutron pode ser usada para transformar átomos não-radioativos em radioativos. ... A radiação com nêutron também é feita nos reatores nucleares das usinas de energia, navios nucleares e aceleradores de partículas, aparelhos usados para estudar a física subatômica.

O que são radiações nucleares e quais são?

Radiação nuclear é um tipo de radiação originada no núcleo de determinados átomos de elementos químicos que não estão estáveis. As radiações nucleares podem ser de vários tipos, mas, principalmente: partículas alfa (α), partículas beta (β) e radiação gama (γ).

Como surge a radiação?

Geralmente, as radiações podem ser geradas por fontes naturais (ex.: átomos instáveis em decaimento) ou por dispositivos desenvolvidos pelo homem (rádio AM, FM e forno de microondas). Luz, microondas, ondas de rádio AM e FM, laser, raios X e radiação gama são as formas de radiação eletromagnéticas mais conhecidas.

Qual a importância da radiação na área da saúde?

A ciência e a medicina usam a seu favor a radiação na saúde: devido ao seu potencial de mutações e alterações celulares, é uma arma eficaz para eliminar células cancerígenas. O método é contraindicado para gestantes, devido à exposição do bebê e os efeitos radioativos não completamente esclarecidos.

O que a radiação faz mal ao ser humano?

Grandes doses de radiação ionizante podem causar doença aguda reduzindo a produção de células sanguíneas e danificando o trato digestivo. Uma dose muito grande de radiação ionizante também pode danificar o coração e os vasos sanguíneos (sistema cardiovascular), o cérebro e a pele.

Quais são os exemplos desse tipo de radiação?

  • Entre os principais exemplos desse tipo de radiação, temos: Infravermelha: é uma radiação que está localiza abaixo do vermelho no diagrama de energia, possuindo um comprimento de onda entre 70 nm.

Qual a história da radiação?

  • Os diversos tipos de radiação estão mais presentes em nosso dia a dia do que podemos imaginar. A história da radiação teve início com as descobertas do físico alemão Wilhelm K. Röntgen, em 1895, a respeito dos raios X. Esse feito possibilitou que outros cientistas fizessem outras pesquisas sobre radiações.

Como as radiações podem ser emitidas?

  • As radiações podem ser emitidas tanto artificialmente em procedimentos médicos ou atividades industriais, quanto naturalmente, como a luz solar por exemplo. Independente do tipo, elas interagem com os corpos, até mesmo com o ser humano, e depositam neles energia.

Quais foram os nomes das radiações?

  • A esses elementos foram dados os nomes de rádio (Ra) e polônio (Po) – em homenagem à Polônia, país de origem de Marie Curie. Tais descobertas renderam aos três o Prêmio Nobel de Física, em 1903. O físico Ernest Rutherford também teve sua contribuição para o estudo das radiações.