Quais as principais características do Estoicismo?
Índice:
- Quais as principais características do Estoicismo?
- O que o Estoicismo defende?
- É possível ser estoico?
- Como podemos aplicar a teoria do estoicismo no nosso cotidiano?
- Qual a origem do termo estoicismo?
- Quais são os princípios da pessoa estoica?
- Quais os princípios da filosofia estoica?
Quais as principais características do Estoicismo?
Características do estoicismo Indivíduo deve negar os sentimentos externos; O prazer é indiferente ao homem sábio; Universo governado por uma razão universal natural; Valorização da apatheia (indiferença);
O que o Estoicismo defende?
O estoicismo defende a ideia de que o universo decorre temporalmente por ciclos que se repetem quando os astros regressam às suas posições primordiais; cada ciclo é chamado grande ano. ... Para alcançar este fim, o sábio deve renunciar às suas paixões; a esta renúncia chamam os estoicos ataraxia ou apatia.
É possível ser estoico?
Ser estoico não é ser isolado. Você pode tentar passar tempo com as pessoas que são importantes na sua vida em busca de mais sabedoria para tomar decisões. Não seja elitista, mas reflita sobre os seus amigos e conhecidos: eles sabem que você é responsável, incentivam o seu aprendizado e motivam você a sempre melhorar?
Como podemos aplicar a teoria do estoicismo no nosso cotidiano?
Você pode por exemplo pegar um dia normal em sua vida, se vestir de uma forma engraçada e puxar assunto com pessoas aleatórias na rua. Ao treinar esse tipo de exposição, de acordo com o estoicismo, você estará mais preparado para tomar riscos sem pensar nas críticas que poderá sofrer.
Qual a origem do termo estoicismo?
- Etimologicamente, o termo estoicismo surgiu a partir da expressão grega stoà poikile, que significa “Pórtico das Pinturas”, o local onde o fundador desta doutrina filosófica ensinava os seus discípulos em Atenas. O estoicismo é dividido em três principais períodos: ético (antigo), eclético (médio) e religioso (recente).
Quais são os princípios da pessoa estoica?
- A partir desses princípios é possível entender que uma pessoa estoica é aquela que não se deixa levar por crenças, paixões e sentimentos que são capazes de tirar a racionalidade de uma pessoa na hora de agir, como desejos, dor, medo e prazer.
Quais os princípios da filosofia estoica?
- O estoicismo também ensina a manter uma mente calma e racional, independente do que aconteça. Ensina que isso ajuda o ser humano a reconhecer e se concentrar naquilo que pode controlar e a não se preocupar e aceitar o que não pode controlar. Os princípios da filosofia estoica, que norteiam os seguidores da doutrina, são: