:

O que é um agiota?

Índice:

  1. O que é um agiota?
  2. Qual a função do agiota?
  3. Qual o feminino de agiota?
  4. Qual é a pena para agiota?
  5. O que fazer com um agiota?
  6. Quais são os alvos dos agiotas?
  7. Por que os agiotas não são cadastrados na CVM?
  8. Quais os juros cobrados por agiotas?
  9. Será que os agiotas cobram valores muito acima dos permitidos?

O que é um agiota?

O que é um Agiota: Agiota é o indivíduo que empresta dinheiro para outra pessoa de modo ilegal, com taxas de juros altamente elevadas e sem a autorização do Banco Central.

Qual a função do agiota?

Podemos resumir o agiota, então, como sendo aquele que na prática realiza empréstimos com taxas de juros abusivos, por vezes ocultando-as do cliente com o objetivo de atingir o máximo de lucro possível.

Qual o feminino de agiota?

Significado de Agiota substantivo masculino e feminino Pessoa que pratica a agiotagem ou a usura; usurário. Etimologia (origem da palavra agiota).

Qual é a pena para agiota?

A pena prevista é de 6 meses a 2 anos de detenção e multa. O termo agiotagem também é utilizado como sinônimo de usura, todavia, a cobrança de ágios, dentro dos limites legais não é considerado crime, é exatamente o que os bancos fazem quando emprestam dinheiro.

O que fazer com um agiota?

Primeiramente, você deve fazer uma denúncia em um posto policial próximo de você, e depois proceder para um órgão de defesa ao consumidor. Existe também a ANDIF (ou Instituto Nacional de Defesa ao Consumidor do Sistema Financeiro), que recolhe denúncias contra esse tipo de prática.

Quais são os alvos dos agiotas?

  • Os principais alvos dos agiotas são as pessoas inadimplentes perante o Serviço Nacional de Proteção ao Crédito, ou seja, que não estão aptas a conseguir um empréstimo ou crédito pelas vias legais, por não apresentarem rendimentos suficientes ou dívidas em atraso.

Por que os agiotas não são cadastrados na CVM?

  • Os agiotas, por sua vez, não têm autorização para funcionar, não são cadastrados na CVM e, por consequência, não estão sujeitos a essas regulamentações. Eles têm suas próprias regras que, muitas vezes, são abusivas — agiotagem é crime. A primeira razão é bem simples — a prática de lucrar com empréstimo de dinheiro de forma irregular é crime.

Quais os juros cobrados por agiotas?

  • Os juros cobrados por agiotas podem chegar a 20, 40 e 50% ao mês! Em alguns casos os agiotas podem cobrar até mesmo um juro de 100% ao mês. Ou seja, você tem que pagar o dobro do que pegou emprestado. Esse tipo de juros pode dificultar muito para a pessoa que pegou o dinheiro emprestado na hora de devolver.

Será que os agiotas cobram valores muito acima dos permitidos?

  • Os agiotas, no entanto, cobram valores muito acima dos permitidos. Fuja dos juros agiota! Como já foi dito, os agiotas não estão sujeitos a nenhuma norma ou fiscalização e impõem as regras que quiserem.