Porque Macunaíma é o herói de nossa gente?
Índice:
- Porque Macunaíma é o herói de nossa gente?
- Quais as características de Macunaíma?
- Que reação de Macunaíma não condiz com o que se espera de um herói?
- Qual frase pertence ao Machado de Assis?
- O que demonstra a dissimulação de Macunaíma?
- Quais são os principais assuntos que abordam o livro Macunaíma?
Porque Macunaíma é o herói de nossa gente?
Porque quando Mário de Andrade criou o Macunaíma, ele disse que era um herói sem caráter, oposto a um herói ético e honesto, fazendo um retrato das características do povo brasileiro e o jeito malandro de sairmos de alguma situação.
Quais as características de Macunaíma?
Macunaíma: personagem principal do livro, é individualista, preguiçoso e faz o que deseja sem se preocupar com nada. Além disso, é vaidoso, mente com a maior facilidade e gosta, acima de tudo, de se entregar aos prazeres carnais. Maanape: irmão de Macunaíma. Tinha fama de feiticeiro e representa o povo negro.
Que reação de Macunaíma não condiz com o que se espera de um herói?
É considerado um anti herói porque ele mente com a maior naturalidade ; é preguiçoso ; trai seus irmãos tomando-lhes as mulheres ; pratica safadezas gratuitas ou intencionais ; fala os piores palavrões ; é católico e espírita , mas não dispensa o terreiro de macumba.
Qual frase pertence ao Machado de Assis?
"Aos quinze anos, há até certa graça em ameaçar muito e não executar nada." "Não há alegria pública que valha uma boa alegria particular." "A falta de afeição é que traz a injustiça." "Amor de mãe é a mais elevada forma de altruísmo."
O que demonstra a dissimulação de Macunaíma?
b) O que demonstra a dissimulação de Macunaíma? Que Macunaíma é muito mentiroso, pratica muitas safadezas, fala muitos palavrões, além do fato de estar sempre com preguiça. ... A linguagem em Macunaíma é metafórica, é postiça para a comunicação diária.
Quais são os principais assuntos que abordam o livro Macunaíma?
“Macunaíma” é fruto do conhecimento reunido por Mario de Andrade acerca das lendas e mitos indígenas e folclóricos. Dessa forma, pode-se dizer que a obra é uma rapsódia, que é uma palavra que vem do grego e designa obras tais como a Ilíada e a Odisséia de Homero.