Como nomear figuras nas normas ABNT?
Índice:
- Como nomear figuras nas normas ABNT?
- Como referenciar imagens de autoria própria ABNT?
- Como fazer referência de imagem?
- Como citar fonte do próprio autor?
- Como colocar gráficos nas normas ABNT?
- Onde colocar lista de figuras ABNT?
- Como referenciar figura adaptada?
- Como chamar figuras no texto?
- Como fazer referência de imagens do Google?
- Quais são os símbolos adicionais de fluxogramas?
- Como criar um fluxograma próprio?
- Posso indicar o comprimento de atraso dentro de um fluxo de processo?
- Por que a ABNT reconhece as figuras?
Como nomear figuras nas normas ABNT?
De acordo com a ABNT as imagens/ilustrações (figuras, quadros, gráficos, fluxograma, desenho, planta) devem ter sua identificação (legenda) na parte superior, precedida pela palavra designada (por exemplo: desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, ...
Como referenciar imagens de autoria própria ABNT?
Figuras
- Inserir o mais próximo possível do texto a que se referem;
- No topo da imagem inserir o tipo, número sequencial e título;
- Não se admite figura sem título;
- Centralizar imagem, título, legenda e fonte;
- Utilizar fonte tamanho 10;
- Na parte inferior citar a fonte (mesmo que seja o próprio autor do trabalho);
Como fazer referência de imagem?
Seguindo as normas da ABNT, para referenciar imagens no trabalho acadêmico, você deve:
- Inserir legenda acima da imagem;
- Inserir o tipo de figura em seguida (fotografia, desenho, ilustração, fluxograma, etc);
- O número da imagem, conforme a organização do trabalho;
Como citar fonte do próprio autor?
As figuras criadas pelo próprio autor não necessitam obrigatoriamente de credit lines, mas pode ser apropriado fazer essa menção se as restantes figuras do trabalho fazem referência à fonte, bastando colocar "Figura do autor" ou "Imagem do autor".
Como colocar gráficos nas normas ABNT?
Clique sobre o gráfico, vá na aba Formatar e na parte Tamanho, configure a largura em 16 cm. Para formatar o tipo e o tamanho de fonte do gráfico, clique sobre ele, vá na aba Página inicial e configure. A fonte precisa ser a mesma utilizada no corpo do texto e o tamanho deve ser menor.
Onde colocar lista de figuras ABNT?
A lista de ilustrações, tabelas e abreviaturas, por ser um elemento pré-textual, obrigatoriamente deve ser inserida entre as páginas do resumo e do sumário, ficando também antes da introdução.
Como referenciar figura adaptada?
Se a figura/tabela foi emprestada ou adaptada de outra obra, quando permitido, referenciar diretamente no título da figura, entre parênteses, ou referenciar no texto que cita a figura.
Como chamar figuras no texto?
Ao citar figuras no corpo do texto, escreva apenas o número referente à figura. Por exemplo: Figura 1, Figura 2, Figura 3, etc. (a palavra figura deverá ser apresentada com a inicial maiúscula).
Como fazer referência de imagens do Google?
Use o sobrenome de artista e o ano de publicação em citações no texto. Quando citar a imagem no texto do trabalho de pesquisa, você deve incluir uma citação em parênteses que direcionará os leitores à citação completa na lista de referências. O formato padrão é “sobrenome, ano”. Por exemplo: "(Dingle, 2016)".
Quais são os símbolos adicionais de fluxogramas?
- Muitos destes símbolos adicionais de fluxogramas são mais bem aproveitados no mapeamento de diagramas de um fluxo de processo para apps, fluxo de usuário, processamento de dados etc. Representa os dados hospedados em um serviço de armazenamento que provavelmente permitirá a pesquisa e filtragem por parte de usuários.
Como criar um fluxograma próprio?
- Quer criar um fluxograma próprio? Experimente o Lucidchart. É rápido, fácil e completamente gratuito. Estas formas e símbolos de fluxogramas são alguns dos tipos mais comuns que você encontrará na maioria dos diagramas de fluxogramas.
Posso indicar o comprimento de atraso dentro de um fluxo de processo?
- Pode ser útil indicar o comprimento exato de atraso dentro da forma. Tal como descrito, esta forma indica que o fluxo do processo continua para dois caminhos ou mais. Esta forma é útil para indicar onde informações serão exibidas dentro de um fluxo de processo.
Por que a ABNT reconhece as figuras?
- Vale lembrar que a ABNT reconhece-as dentro do conceito de “ilustrações”, diversos formatos de imagens, como gráficos, desenhos, retrato, etc. Para entender melhor o que a ABNT fala sobre as figuras, basta procurar por NBR 14724:2011, na página 11, artigo 5.8.